sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Bairrismo Freamundense

Um comentário de anónimo referente ao post do resumo do jogo Freamunde - Al Sharjah deu-me a ideia para um novo post onde irei tocar "com o dedo na ferida" em um dos assuntos que causam mais polémico entre o seio Freamundense. O objectivo deste mesmo post não é de mais uma vez criar polémica em torno deste assunto, mas sim discutir e tentar encontrar uma solução para este problema que se tem debatido sobre nós, a massa adepta Freamundense. Pois bem, como já devem ter percebido eu estou a referir-me ao bairrismo Freamundense e assim passarei a citar um excerto do comentário a que me referi para tentarem perceber a minha preocupação:
"Uma nota final: Foi a primeira vez que fui ao estádio do Freamunde. Não quero de maneira nenhuma estar a mandar em casa alheia porque nem tenho direito a isso, mas queria deixar aqui 2 "bitaites".1-Parabéns ao Freamunde por não cobrar entrada para esta apresentação. Eu sei que deve ser difícil não ganhar mais uns trocos quanto qualquer moeda é bem vinda mas sem duvida que isso também demonstra uma grande consideração pelas pessoas que tendo em conta que a vida está difícil para todos, não lhes "fechou as portas" para poderem ver o clube que adoram. Para mais, assim sendo, não custou nada dar 1 "eurito" para as camadas jovens (e boa sorte para eles)2-Os adeptos. Pareceram-me ser todos impecáveis. Como em todo lado há aqueles em que nada está bem, outros que "este ano é que é". Mas acima de tudo fiquei um pouco desiludido com o apoio prestado à equipa. Claro que não esperava tochas e cânticos tresloucados. Mas achei os adeptos um tanto ou quanto... apáticos. Mesmo os aplausos aos jogadores pareceram forçados e sem qualquer entusiasmo.Vamos acreditar que era porque as pessoas tinham saido do trabalho e estavam cansadas :D Mas para eles quero deixar aqui esta mensagem.Qualquer clube é o reflexo dos seus adeptos. Nunca pensem que não têm peso porque são vocês que fazem um clube ser grande, ou pequeno. Nos melhores, mas principalmente nos piores momentos estejam sempre ao lado do clube. Mesmo que não concordem, apoiem o clube. Depois, em altura própria (não num jogo) contestem e critiquem, mas no estádio, apoiem sempre os jogadores que são eles que vos representam.
Este comentário transmite o actual estado da alma Freamundense e de todos os adeptos que amam, que lutam e que não deixam morrer esta instituição, pois o SC Freamunde não são os jogadores, não são os directores, SOMOS NÓS, todos os sócios e simpatizantes que estamos presentes em todos os momentos da vida deste clube. Faço minhas as palavras deste anónimo (desculpe estar a trata-lo da seguinte forma mas não deixou nenhuma identifição), qualquer clube é o reflexo dos seus adeptos e sem em tempos fomos invejados, até mesmo pelos nossos vizinhos, pelo nosso bairrismo porque não poderemos voltar a sê-lo? Porque acham que em 2008 conseguimos a subida à liga de Honra? Porque tínhamos uma equipa fantástica? infelizmente não foi por isso, porque até tínhamos uma equipa um pouco limitada e havia equipas com planteis bem mais estruturados. Porque tínhamos boas infra-estruturas? Penso que não porque hoje em dia as condições que oferecemos a todos os atletas são bastante melhores. O segredo foi o apoio da massa adepta, as deslocações a Famalicão, a Bragança (onde foram cerca de 30 autocarros!) a recepção ao U. Madeira (onde estiveram cerca de 5 mil pessoas!) deram força e coragem ao jogadores para continuarem em frente. Como é que acham que o Tó Figueira se esticou todo em Bragança para não deixar entrar aquela bola que ditaria a nossa derrota e o fim do nosso sonho? Como acham que o André Lisboa conseguiu marcar aquele canta directo em Famalicão e evitou a nossa descida? Como achas quem o milton conseguiu fazer aquele sprint aos 80 min. no jogo contra o U. Madeira e nos deu o passaporte para a Liga de Honra? Eu sei a resposta, FOMOS NÓS, que apoiamos, que lutamos, que encorajamos todos os jogadores a continuarem a lutar e que lhes demos forças quando o "deposito" parecia estar já no fim. É mesmo esta mensagem que queria transmitir, se em tempos passados fomos temidos pelos nossos adversários pelo ambiente que criávamos porque não tentar recriar esse ambiente? Não tenham vergonha, batam palmas, gritem, apoiem, façam barulho. E se cada um levar uma peça alusiva ao SC Freamunde para criar uma onda azul? Não custa nada, um cachecol, uma bandeira, nem que seja uma camisola azul o que custa é criar o habito porque basta ver os jogos dos ditos "grandes" em que é "obrigatório" levar uma peça alusiva ao clube em questão. Em relação à claque sou completamente a favor, pois dá cor e alegria à bancada por isso queria pedir aos elementos da BA para se reunirem de novo e seguirem com o projecto em frente porque serão sempre bem vindos. Agora deixo-vos algumas imagens para recordar os "bons velhos tempos":


6 comentários:

Anônimo disse...

Faço minhas as tuas palavras, é triste ver esse bairrismo referido cair a cada dia que passa. Acho que os adeptos infelizmente, estão a precisar de um abanão, qualquer coisa que os volte a mover e a acompanhar novamente a equipa como o faziam há algum tempo atrás, quando isso não deveria ser preciso

Anônimo disse...

Eu Paulo Carneiro (Paulinho) vou estar "sempre presente" e "farei o meu melhor pelo meu FREAMUNDE"..."ONDE TU FORES EU NAO TE FALTO QUERO LA ESTAR E GRITAR BEM ALTO...FREAMUNDE ALLEZZ..."

Conta comigo FRE FRE.

Anônimo disse...

este post é simplesmente magnifico... queria dar os parabens... até porque é realmente isto que eu sinto, no jogo de apresentaçao tive que me exaltar com algumas pessoas porque ja estavam a criticar a equipa e o treinador... enfim é triste ao ponto que isto chegou, este ano tenho muita fé na nossa equipa, muita fé mesmo acredito que vamos surpreender muita gente... AMO-TE FREAMUNDE
Rui Torres

Manuel Pacheco disse...

Amanhã começa a época desportiva e aqui dedico um texto à que para mim é das que mais mal tratada é.
A bola de futebol:
É redonda e tanto vai para um lado como para outro. É a única de entre 25 pessoas a que mais sofre e única a não tomar partido por ninguém. Não digo sempre a mais mal tratada, para isso temos os árbitros. A bola leva pontapé daqui e dacolá, sem ter culpa nenhuma. Admira-me aguentar tanto tempo, se fosse outro, abandonava o recinto, a maior parte das vezes com justa causa.
De vez em quando é agarrada por algum jogador mas logo arremessada. Às vezes o jogador faz-lhe um carinho, dá-lhe um beijo, mas ela sabe que tudo é falso, prefere ir parar às mãos do guarda-redes, que entrar na baliza. Sabe que este dá-lhe mais carinho, segurando-a, abraçando-a, de vez em quando dá-lhe um soco, mas tudo perdoa.
Ao entrar em campo vem na mão de um senhor vestido de preto – hoje não é tanto assim alguns vêm vestidos de amarelo, de roxo e alaranjado – dando a ideia que vem desconfiada por vir com tais trajados e vulneráveis à verdade desportiva. Aguenta sempre firme, não protestando. É sempre a última a abandonar o recinto, quando às vezes não fica esquecida.

Manuel Pacheco disse...

Ao responsável pelo blogue. Certifique-se que o horário em que é enviado o comentário não está correcto.

Anônimo disse...

RIP BA

Descansa em Paz

eterna saudade

:D

YB01