Decorreu no dia de ontem a apresentação oficial do plantel do SC Freamunde aos seus sócios e o convidado foi o Al Sharjah do conhecido treinador Manuel Cajuda. A primeira parte jogou-se numa toada morna típica de um jogo de pré-época, o técnico Nicolau Vaqueiro começou o jogo num declarado 4-3-3 com dois interiores a abrir bastante aquando das jogadas de ataque e a fechar ao meio apoiando o único médio de transição fechando ao meio. Porém este esquema táctico escolhido pelo técnico não deu resultado pois o Freamunde perdeu o meio campo e por consequencia as jogadas de ataque foram escassas, porem foi de uma das raras jogadas de ataque conduzida por Maciel que deu origem ao tento de Tarcísio em cima do minuto 45'. Ao intervalo tudo mudou, mudaram os jogadores e mudou a táctica, o técnico alterou o 4-3-3 inicial para o 4-4-2 em losango e deu-se bastante bem com a aposta. O Freamunde entrou com um ritmo já bastante aceitável para o campeonato, com boa troca de bola e qualidade de passe, o que culminou com o segundo golo freamundense da autoria de Pedro Henrique, "O miúdo Brasileiro", o ritmo de jogo e a qualidade de jogo mantiveram-se durante os primeiros 15/20 minutos porem devido as excessivas substituições o ritmo de jogo abrandou, naturalmente. Pelo o que vi, o Freamunde mostrou um jogo bastante mais atractivo e atacante com o sistema utilizado na segunda parte, o 4-4-2. Penso também que para já temos bons jogadores, mas ainda não temos uma equipa, mas isso é algo que irá ser trabalhado ao longo do tempo pelo treinador.
O plantel um-a-um:
Tó figueira: bastante seguro quando foi chamado a intervir, mostrando a qualidade ao qual já nos habituou.
Douglas: O camaronês proveniente do Nacional mostrou-se bastante seguro e concentrado nos lances a que foi chamado a intervir, pelo que tenho visto nos outros jogos-treino penso que irá lutar pela titularidade.
Tiago Macieira: O jovem proveniente das camadas jovens mostrou-se qualidades quando foi chamado a intervir, poderá ter oportunidades a espaços.
Sérgio Nunes: A sua experiência irá ser bastante útil não só nos pequenos pormenores que por vezes fazem ganhar jogos mas também ajudará no "crescimento" dos jovens Luís Pedro e Vítor Bastos.
Luís Pedro: Embora hoje tenha sido testado a defesa direito o seu lugar é no centro do terreno, é neste lugar que cumpriu grandes exibições a que já nos habituou.
Hélder Sousa: o jogador ex-Vizela já conta com vários anos de experiência nos escalões secundários e poderá ser uma mais-valia no plantel freamundense.
Pinto: Cumpre o segundo ano como sénior, apesar de mostrar evidentes qualidades, ainda comete alguns erros devido à sua inexperiência, poderá ter oportunidades ao longo do campeonato.
Vítor Bastos: o jovem emprestado pelo V. Guimarães mostrou pormenores bastante interessantes, e poderá acrescentar qualidade ao plantel.
Paulo Monteiro: o defesa-esquerdo formado no clube não se apresentou ao seu melhor nível, falhando uma série de passes, porém todos reconhecem as suas qualidades e decerto que se irá impor no plantel, talvez não para já mas sim a médio/longo prazo.
Raviola: Embora pense que rende bastante mais a interior direito, é para já a unica solução para a lateral direita, onde cumpre sem compremeter.
Brandão: O médio mostrou-nos aquilo que já nos habituou, raça, luta e qualidade de passe fazem dele uma peça importante no xadrez do Freamunde, na primeira parte encontrava-se um pouco desapoiado na sua tarefa.
Tarcísio: Apresentou-se esta pré-época um pouco "molengão" algo diferente do que nos habituou, porém continua a ser uma elemento importante nas manobras ofensivas e defensivas, esperamos que recupere os índices físicos.
Alonso: A nova contracção do SC Freamunde vinda do Brasil é um jogador bastante combativo que nunca vira a cara à luta e que consegue "destruir" o jogo adversário, será um jogador bastante útil.
Marcelo: O jogador chegou a Freamunde a título de empréstimo por parte do V. Guimarães e já mostra serviço, mostrou um óptimo pé esquerdo e sabe o que fazer à bola.
Luciano: O jogador foi testado a defesa esquerdo e apresentou-se a um bom nível porem só conseguiu mostrar os seus dotes ofensivos já que não foi "apertado" pela equipa adversaria a defender, poderá ser uma solução de recurso para lateral esquerdo.
Lary Clavier: Foi o jogador que mais me surpreendeu neste jogo, uma qualidade de passe acima da média, sabe bem o que fazer à bola e como jogar, se recuperar os índices fisicos poderá ser bastante importante na equipa.
Junior Maranhão: Apesar de mostrar um bom pé esquerdo mostra ainda não estar totalmente adaptado ao futebol português, mostrando ainda um jogo bastante lento e pausado típico do futebol brasileiro.
Luíz Carlos: Para mim um dos melhores jogadores do plantel, grande visão de jogo, excelente qualidade de passe e técnica acima da média, se mostrar tudo o que consegue será um jogador fundamental.
Valdinho: mostrou bons pormenores porém terá que trabalhar bastante para conseguir entrar na equipa principal pois ainda não apresenta os índices necessários.
Marco Matias: O jogador formado no Sporting e agora emprestado ao SC Freamunde pelo V. Guimarães mostrou uma finta rápida e uma grande capacidade de explosão, se trabalhar bem poderá causar estragos nas defesas adversárias.
João Rodrigues: O jogador proveniente do Padroense apresenta como principal arma a rapidez, se for servido de acordo com as suas caracteristicas com passes para as costas das defesas poderá marcar bastantes golos e ajudar bastante o SC Freamunde.
Pedro Henrique: o jogador brasileiro que cumpre o primeiro ano sénior mostrou bons pormenores porém a sua falta de experiência fizeram-no perder algumas bolas ingenuamente. Bem trabalhado poderá ajudar bastante o SC Freamunde.
Maciel: A sua mestria e a sua experiência são dois pontos que poderão jogar a favor do Freamunde, quando a bola lhe chega aos pés é imprevisivel e poderá resolver jogos.
Bock: Bock é Bock e não há necessidade de descrever o nosso capitão pois todos os Freamundenses conhecem bem este homem que deu e continua a dar tudo por esta instituição.